“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”
Emília Viotti da Costa, historiadora brasileira
Em um momento tão desafiador para a sociedade, que lida não apenas com a necessidade de reconstruir as suas bases sociais, políticas e econômicas após a pandemia da COVID-19, surgem os questionamentos: o que pensam os alunos sobre a sociedade atualmente em comparação com as sociedades do passado? E de acordo com esse pensamento, qual o futuro que imaginam para as sociedades atuais? Que ações no presente podem levar a este futuro imaginado?
Para desenvolver essa temática respondendo aos questionamentos, a proposta da Mostra Cultural deste ano é trabalhar com uma reflexão acerca das sociedades, desde a Pré-História até os dias de hoje, de forma que todos os alunos possam não apenas conhecer os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais das sociedades, mas que também possam intervir na atualidade, buscando respostas para os questionamentos levantados acerca das suas ações no presente e os rumos para o futuro, tendo sempre em mente os acontecimentos do passado. Dessa forma, os alunos tornam-se protagonistas de suas próprias histórias, desenvolvendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e a criticidade.
Objetivo geral
Refletir acerca do desenvolvimento da sociedade ao longo do tempo, em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Objetivos específicos
- Pesquisar e analisar as sociedades nos períodos de tempo selecionados;
- Identificar questões a serem discutidas na apresentação geral;
- Produzir materiais expositivos de acordo com as pesquisas (cartazes, maquetes, vídeos, slides, entre outros);
- Auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos;
- Auxiliar no desenvolvimento do trabalho em equipe e da autonomia;
- Realizar uma apresentação para o público da escola sobre as pesquisas e materiais produzidos.
Os temas ficaram definidos de acordo com a periodização histórica padrão: Pré-História (Infantil); Antiguidade (Fundamental I – 2º, 3º, 4º e 5º anos); Idade Média (Infantil e 1º ano); Idade Moderna (Fundamental II – 6º ano); Idade Contemporânea (Fundamental II: 7º, 8º e 9º anos).